Related Posts with Thumbnails

sábado, 26 de setembro de 2009

São Gonçalo

Introdução
As pessoas recebem um nome e um "registro de nascimento"  para serem identificadas. Mais tarde, passam a ter  documentos para identificá-las.  Com os países, os estados e municípios acontece a mesma coisa. 
Esta identificação é feita através dos Símbolos (hino, brasão, selo e bandeira) que servem para caracterizar e distinguir o país, estado ou município, um do outro. 
No caso específico dos municípios em seus brasões são representados a sua riqueza econômica ou suas reservas naturais, ou ainda, alguma outra coisa que represente, de forma clara sua identificação natural.
 
Brasão Oficial de São Gonçalo

Brasão Oficial de São Gonçalo
Por meio da Deliberação nº 557/69, de 10 de setembro de 1969, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito, Dr. Osmar Leitão Rosa, foram instituídos o Brasão Heráldico e a Bandeira do Município de São Gonçalo.

Ao centro, fica o Escudo, tipo português, dividido em :
Campo de Goles (vermelho), apresentando um cocar sobre duas flechas em aspa; uma estrela de cinco pontas e o esboço do mapa do Rio de Janeiro, tudo em ouro. Campo em Blau (azul), com a roda dentada (engrenagem) de ouro sobrepondo seis galpões de fábricas com duas chaminés nas extremidades, tudo em prata.Campo de Sinople (verde), há um rio ondulado em prata; sobre o rio, no centro, um monte encimado por um cruzeiro, tudo em ouro.Acima do escudo, está a Coroa Mural (ou muralha) de prata, com cinco torres (esta figura é símbolo de município em todo o Brasil). Abaixo do escudo, está o Listel de Goles, com a divisa São Gonçalo e as datas 1646 na destra (direita) e 1890 na sinistra (esquerda) tudo em sable (preto). Sobre o suporte da direita há um ramo de café frutificado e, no suporte da esquerda, está a cana de açúcar, tudo nas próprias cores.
São Gonçalo ao criar seu brasão, procurou dar enfâse as suas característcas de município industrial, que na época, estava em franca expansão, exportando, inclusive,  sua agricultura e sua religiosidade. 
Bandeira Oficial de São Gonçalo


A Bandeira Municipal consiste em um retângulo repartido por diagonais, formando quatro triângulos (dois pares) nas cores azul e branco. Os dois pares de triângulos convergem ao escudo central, que é o Brasão do município.

História do Hino de São Gonçalo


O Hino Oficial de São Gonçalo foi cantado em público pela primeira vez em dia 22 de setembro de 1970, no pátio da Prefeitura Municipal. Era a solenidade cívica comemorativa ao 90º Aniversário da Emancipação Político-Administrativa de São Gonçalo e o hino foi apresentado pelo Coral de Alunos do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco e do Colégio São Gonçalo, sob a regência do professor Elias Silva .
Em 30 de julho de 1970, através da deliberação Municipal nº 567/70, o Hino Municipal foi instituído. Os versos líricos do Prof. Geraldo Pereira Lemos convertem em palavras o sentimento gonçalense de coragem, bravura e confiança no futuro. O maestro Joyleno dos Santos musicou os versos do Prof. Geraldo, tornando-o cântico dos corações orgulhosos do povo desta terra "...mui singela...". 
A letra do Hino foi escrita pelo professor Geraldo Pereira Lemos , o poeta que mais tem cantado a Terra Gonçalense.
A melodia é de autoria do clarinetista e maestro Jayoleno dos Santos , que levou o nome de São Gonçalo até a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Letra do Hino de São Gonçalo
São Gonçalo, cidade mui singela 
Erguida nos encantos de aquarela, 
Namorada de nós os gonçalense... 
Cidade que cresce dia-a-dia, 
Monumental eternal, sol de alegria, 
Orgulho bem maior dos fluminenses... 
(Estribilho) 
Teu passado, cidade, foi honroso, 
Teu futuro será maravilhoso, 
E o teu presente fúlgida verdade... 
Teu povo sempre ordeiro e liberal 
Semeia no teu seio maternal 
As propícias sementes da bondade... 
Tens usinas com muitas chaminés 
Que logo dizem prontas quem tu és; 
Oficina onde bate rijo o malho... 
Macedo, Palmier, eis o talento, 
Estephânia, ó que grande monumento, 
Eis homens fortes, prontos ao trabalho... 
(Estribilho) 
Tens igrejas festivas, cujos sinos 
Bimbalham puros sons, bem cristalinos, 
Da cidade fazendo pompa e glória... 
Em Neves, Alcântara ou Gradim, 
Certamente esta graça tu tens sim, 
A graça que engalana a tua história... 
(Estribilho)
Letra: Prof. Geraldo Pereira Lemos
Música: Maestro Joyleno dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário