Related Posts with Thumbnails

sábado, 24 de outubro de 2009

Governo Vargas.

Unidade 7 - O Longo Governo Vargas. Projeto Pitanguá - História - 5º ano.Pág. 120


A partir de 1930, crianças e jovens de todo o Brasil começaram a ler e a se encantar com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Criadas por Monteiro Lobato, as histórias do Sítio seriam lidas e relidas por várias Gerações.


No sitio vivia uma família especial onde personagens humanas, como Pedrinho e Narizinho, conviviam com a boneca de pano Emília e o Visconde de Sabugosa, o intelectual feito de sabugo de milho e várias outras personagens fantásticas.

A vida no Sítio era bastante diferente da vida da maioria dos brasileiros. Pedrinho e Narizinho viviam em liberdade, acostumados a agir de acordo com a própria consciência.

Emília, a esperta boneca tagarela, era valente e ninguém mandava nela. Por causa dessa personalidade, muitos diretores proibiram a leitura de livros do Sítio do Picapau Amarelo na escola.

A liberdade que tinham as crianças do Sítio não havia no Brasil daquela época. Principalmente a partir de 1930...

Durante a Primeira República, a cada quatro anos um novo presidente era eleito para governar o país.
A partir de 1930, as eleiçoes para presidente deixaram de acontecer.


Getúlio Vargas, temendo fraudes nas eleições que traria a elite agrária do café ao poder, negava-se a deixar o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, na época sede do governo federal. (Para saber mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário