Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ditadura e democracia.

Unidade 8 - Entre duas ditaduras. Projeto Pitanguá - História - 5º ano. Pág. 136.

Quando um país vive uma ditadura, os seus cidadãos perdem a liberdade de se locomover, de expressar suas opiniões e a privacidade sobre sua correspondência e moradia. Um indivíduo pode ser preso ilegalmente, ficando sujeito a todo tipo de violência praticada pelas autoridades.

Durante o século XX, os brasileiros tiveram dois longos governos ditatoriais. O primeiro durante o governo Vargas (1937-1945). O segundo, a Ditadura Militar quando o país foi comandado por militares (1964-1985).

De 1939 a 1945 muitos países estiveram envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Eles estavam organizados em dois blocos inimigos, entre si:
Países Aliados: Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, Austrália e Brasil.
Países do Eixo: Alemanha, Itália, Japão, Romênia, Bulgária.

A guerra só terminou com o lançamento da bomba atômica sobre duas cidades japonesas, Hiroshima e Nagasáqui, matando mais de 200 mil pessoas. Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas tenham morrido nesta longa guerra.

A guerra dos aliados era vista em muitos países como luta pela liberdade. Os pracinhas _soldados brasileiros que lutaram na itália _passaram a representar a luta pelo mundo livre. À medida que os Aliados venciam os alemães, no Brasil crescia a mobilização contra a ditadura, que levou à deposição de Vargas.

O período iniciado em 1945 foi marcado por grande crescimento econômico, em particular nos anos da presidência de Juscelino Kubitschek (1956-1960), quando muitas indústrias estrangeiras se instalaram no país.

Porém, este desenvolvimento econômico não beneficiou a todos os brasileiros. Para pressionar os patrões e o governo a reajustar seus salários, os trabalhadores faziam greves e manisfestações políticas. Na época das eleições, os trabalhadores urbanos participavam de comícios exigindo a diminuição das desigualdades e os rurais, principalmente a reforma agrária.

No início dos anos de 1960, o então presidente João Goulart lançou um plano que buscava melhorar a distribuição de renda no país prevendo inclusive, a reforma agrária, ou seja, a distribuição de terras para quem quisesse plantar.

Os trabalhadores em apoio ás reformas fizeram várias greves, exigindo ainda aumento de salários.

Golpe Militar de 1964.



Fazendeiros, industriais, banqueiros, empresários estrangeiros, membros da Igreja Católica, militares e grande parte da classe média defendiam que ra preciso depor João Goulart, passar o  comando do país para militares e conter os grupos considerados "agitadores". Assim, no dia 31 de março de 964 um golpe derrubou o governo e instalou uma ditadura militar no país. As liberdades individuais foram suspensas e as autoridades voltaram a praticar todo tipo de violência.

Comportamento:

Em 1950-
As mulheres deixam o papel de dona de casa e começam a trabalhar fora de casa. Muitas continuam seus estudos e vão para a faculdade.

Os jovens se divertem dançando rock'n'roll e indo ao cinema assistir seriados (hoje passados na tv) com Tarzan.

Chega ao Brasil, em 1950, o televisor. A programação começava às 6 horas da tarde, quando os adultos chegava em casa e terminava às 11 horas da noite, quando as famílias iam dormir. Era em preto-e-branco e muito cara. Poucos podiam comprá-la.

Em 1960-
Os jovens reivindicam maior participação política, reformas educacionais e maior liberdade. Mobilizam-se para criticar a ditadura, defendendo a democracia e o respeito às liberdades individuais. O governo reagiu prendendo manifestantes.

Surgem os festivais das canções, com músicas cujo as letras são uma forma de lutar pela democracia. Muitas músicas, peças de teatro,  filmes brasileiros, artigos de jornais e revistas, entre outros são censurados pelo governo e proibidos de serem exibidos e os autores são presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário