I - Limites:
Localizado na região metropolitana do Estado do Rio, no lado oriental da Baía de Guanabara - cartão postal do Brasil, São Gonçalo tem uma área de 251 quilômetros quadrados atravessada pelas duas principais vias de acesso ao Norte do Estado: a Rodovia Amaral Peixoto e a Niterói-Manilha, integradas ao sistema BR-101, o que garante o acesso fácil às demais regiões do país.
São Gonçalo limita-se, ao Norte, com Itaboraí e a Baía de Guanabara. Ao Sul, com Marica e Niterói. À Leste, com Itaboraí e Marica e à Oeste, com a Baía de Guanabara e Niterói. Seu clima é ameno e seco, variando entre a temperatura máxima anual de 33º e a mínima de 12º. Seu ponto culminante é o Alto do Gaia, com 500 m de altitude, na serra de Itaitindiba.
Ao norte e ao Leste com o Município e Itaboraí São Gonçalo limita-se, ao Norte, com Itaboraí e a Baía de Guanabara. Ao Sul, com Marica e Niterói. À Leste, com Itaboraí e Marica e à Oeste, com a Baía de Guanabara e Niterói. Seu clima é ameno e seco, variando entre a temperatura máxima anual de 33º e a mínima de 12º. Seu ponto culminante é o Alto do Gaia, com 500 m de altitude, na serra de Itaitindiba.
A sudeste com o Município de Maricá
Ao sul com o Município de Niterói
A oeste com a Baia de Guanabara
O município de São Gonçalo tem 22.800 hectares, ou seja, 228 Km2 e está divido em cinco distritos:
1º Distrito(Sede Administrativa) - São Gonçalo 2º Distrito - Vila Ipiíba 3º Distrito - Vila de Monjolo 4º Distrito - Vila de Neves 5º Distrito - Vila de Sete Pontes | 6.800ha 7.200ha 5.100ha 1.200ha 2.400ha |
II - RELEVO
O relevo do Município de São Gonçalo se compõem da seguinte forma:
Terrenos de baixadas e pouco inclinados 65% Os mangues, localizados no nordeste do município representam 12% As regiões serranas representam 35% |
As principais bacias do são: Guaxindiba , Aldeia e Imboaçu
Há outros de menor importância, são eles: Rio Alcântara, Frio, das Pedras e o Guaianã.
Existe ainda, os canais do rio Imboaçu.
Havia, também, três lagoas : do Capote (em Anaia), do Coelho e Boa Vista.
Hoje já não existem mais.
IV - VEGETAÇÃO
A exuberanção dos tempos de colonização não mais existem, a ocupação humana foi devastando toda a vegetação natural para a implantação de cultura cítrica (laranja e limão).
O que ainda existe dos tempos imemoriais são algumas áreas em morros de díficil acesso como no distrito de Ipiíba.
Nas escarpas da serra, há ainda, reminiscências de floresta latifoliada.
A vegetação típica dos mangues são a arbustiva de planíce.
Nas áreas que sofrem com as inundações, nas épocas de chuvas, a vegetação é rasteira.
V - CLIMA
O clima do Município de São Gonçalo é quente e úmido no verão, neste período o gonçalense pode experimentar temperaturas superiores a 40º C.
Mas, no maior período do ano, ou seja, de maio a outubro a temperatura é mais amena pois o clima é mais seco e menos quente.
Fonte:http://www.achetudoeregiao.com.br/rj/SAO_GONCALO/localizacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário